Entrevista com Prof. José Manoel Luis - Coordenador Planetário

Astrônomo por vocação, José Manoel Luís Ungaretti da Silva, o Prof. José Luis, nutre o gosto por atividades relacionadas ao espaço e seus mistérios desde criança. Nascido em Pirassununga/SP e filho de militar, mudou-se para Blumenau/SC aos cinco anos, onde morou e estudou até concluir o ensino médio. Veio para Curitiba e foi aprovado no concurso para Oficial do Exercito, e mandado para São Paulo, depois de três anos foi servir na Academia Militar das Agulhas Negras em Rezende/RJ. Contando sempre com o apoio de seus pais, iniciou seus estudos em astronomia ainda no Rio de Janeiro, e fez especializações no Chile e Estados Unidos, qualificando-se como astrofísico. Em 1968 voltou a Curitiba para servir no Colégio Militar do Paraná, onde passou a lecionar física e matemática o que o levou a prestar concurso para o magistério estadual, profissão na qual se aposentou.


Em 1973 criou o CACEP, Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná, como uma extensão dos cursos de Introdução à Astronomia (7as e 8as Séries) e Introdução à Astrofísica (2° Grau) do colégio, e cinco anos depois, em 27 de abril de 1978, inaugurou o Planetário Prof. Francisco José Gomes Ribeiro, também no Colégio Estadual do Paraná, que sob sua coordenação, em 34 anos de existência ministrou mais de 13.000 sessões, atingindo todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até o pós-graduação, somando um total de público que já superou 1,2 milhão de espectadores. Como ser pulsante e apaixonado, em 24 de novembro de 1994 inaugurou o Observatório Astronômico Profº Dr. Leonel Moro, um prédio com mais de 222m2, construído em forma de nave espacial que abriga, além do telescópio principal, mais três telescópios, oficinas de apoio, uma biblioteca, um anfiteatro, sala de estudos e laboratório fotográfico. 


A dedicação com que o Prof. José Luis coordena estas instituições e o amor com que conta sobre suas conquistas é tão intenso que nos contagia, e desperta uma vontade latejante de conhecer e descobrir os confins do universo!


"Não há dinheiro que pague fazer o que gosta, infeliz da pessoa que não ama seu trabalho. Ame o que faz!" - Prof. José Luis



Nenhum comentário:

Postar um comentário